03 de fevereiro de 2024 | Leitura: 7 min

Como os gatilhos mentais influenciam na decisão de compra

Sentimentos, lembranças e sensações fazem parte da nossa vida. Mas, você já parou para pensar como isso tudo pode influenciar na decisão da compra?

As nossas escolhas são feitas no inconsciente do cérebro e são baseadas em contextos sociais e emocionais. É neste ponto que os gatilhos mentais, nada mais que facilitadores de nossa mente, ajudam a tomar as decisões.

Mas não é magia! É psicologia!

É comprovado cientificamente que os gatilhos mentais podem ajudar a melhorar os resultados do seu negócio. Existem vários deles, listamos abaixo 5 dos mais poderosos para você usar sem medo de ser feliz. Vamos lá?

  1. Escassez: difícil de conseguir, escasso. Ex. “Essa promoção é por tempo limitado” ou “Os 10 primeiros compradores ganham 10% de desconto.”

  2. Comunidade: está conectado a questão do ser humano ser naturalmente sociável, ou seja, a necessidade de pertencer a um grupo. Para você entender melhor, um exemplo bem clássico é da Nubank a partir da hashtag #somosnu e também pelo cadastro no serviço ser feito por indicação de terceiros.

 

  1. Antecipação: deixar as pessoas ansiosas para conhecer o seu produto. Você já viu quantas pessoas esperam o lançamento de um novo Iphone? Tudo isso é graças a estratégia de campanha feita meses antes pela Apple.

 

  1. Emoção: despertar a emoção nas pessoas. Você pode criar relatos, depoimentos de clientes do seu negócio e mostrar como a vida mudou depois de consumir o seu produto.

 

  1. Urgência: você já comprou algo que não precisava? Apostamos que sim! É a ação do gatilho mental de urgência e desperta a necessidade de tomar decisões rápidas. São as conhecidas promoções relâmpagos. : “Compre hoje até as 18h e ganhe 50% de desconto” e  “Últimos dias para você aproveitar!”

 

  1. Storytelling: a capacidade de contar histórias. Quando vemos histórias o nosso cérebro, logo ativa as partes relacionadas ao som, a visão, sensações, gostos e movimentos. Acredite, isso realmente pode nos influenciar na escolha de um produto ao invés do outro.
    Conheça a história de João que aumentou as vendas em 30% com o nosso método.

Existem outros gatilhos mentais que podem ajudar aumentar as suas vendas. Por isso, vale a pena conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Até a próxima!

Autor

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Coordenador de Pauta / Redator

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