20 de março de 2024 | Leitura: 5 min
Quando você precisa comprar um produto ou resolver um problema, qual é o primeiro lugar em que busca as informações?
Você pensou na internet, acertei? Essa é uma forma simples de demonstrar a importância da presença digital.
É provável que você busque na internet por empresas que possam resolver seu problema. E pode ter certeza: os seus clientes fazem a mesma coisa.
E como está a presença digital do seu negócio? Neste conteúdo, você vai entender mais sobre a importância desse ativo e também terá dicas para construí-lo. Continue a leitura!
Afinal: o que é presença digital?
Para começar, é importante compreender o conceito que estamos utilizando. Presença digital nada mais é do que a forma como uma empresa se apresenta online – em seu site ou nas redes sociais, por exemplo.
Além disso, também diz respeito a como os consumidores em potencial enxergam sua empresa. As avaliações em sites de vendas, Google Meu Negócio e Reclame Aqui, também são indicadores de presença digital.
Qual é o impacto da presença digital no meu negócio?
Trago aqui dois dados que vão dimensionar a importância que a presença digital tem para o sucesso de um negócio.
1º: Pesquisar no Google é a primeira etapa de compra de 70% dos brasileiros. E isso, independe de o produto ou serviço ser comprado online ou offline. É o que diz o estudo State of Search Brasil, realizado pela Hedgehog Digital em parceria com a Opinion Box e a SEMRush, autoridades mundiais em pesquisa e SEO.
2º: nove em cada dez consumidores lê as avaliações online antes de uma compra, conforme resultado de uma pesquisa da Trustpilot, empresa dinamarquesa de consumo e avaliações.
Portanto, a internet faz parte da jornada de compra do consumidor. No início, quando ainda está entendendo o seu problema e começando uma busca pela solução, ou no final, quando precisa definir qual é a melhor opção de compra.
Empresas que não estão presentes online perdem uma grande chance de aparecerem para um percentual gigante de possíveis clientes.
Dicas para reforçar a presença digital
A internet apresenta um mar de possibilidades e ferramentas. E nós separamos três que são indispensáveis:
1. Redes Sociais
Parte fundamental da presença online, as redes sociais são ótimas formas de construir um relacionamento com os clientes ativos e em potencial. Você pode compartilhar informações sobre o seu negócio, conteúdos e dicas, além de divulgar ofertas.
2. Google Meu Negócio
Uma ferramenta gratuita do Google, onde você cria um “perfil” da sua empresa, indicando o endereço, o horário de atendimento e os produtos/serviços oferecidos. Quando alguém pesquisar por determinado produto ou serviço nas imediações, o Google apresenta algumas dessas páginas como resultado.
3. Anúncios Online
Com os anúncios você paga para que as plataformas mostrem seu conteúdo e suas ofertas. É possível anunciar na rede de pesquisa do Google, Youtube, Facebook, Instagram, entre outras plataformas. Tudo isso de forma personalizada e fazendo com que sua oferta chegue ao público qualificado.
Precisa de ajuda para construir ou melhorar a presença online do se negócio? Conte com a gente!
Autor
Coordenador de Pauta / Redator