15 de janeiro de 2023 | Leitura: 5 min

Branding: O que é e por que é importante para sua empresa?

Você sabe de qual marca é o slogan “Abra a felicidade”? E o “Just do It”?

Se você pensou em Coca-Cola e Nike, acertou! Mas você sabe por que ficou fácil saber quais eram as marcas?

Um dos fatores com certeza é o excelente trabalho de branding que essas empresas desenvolvem. Essa é uma ferramenta poderosa do marketing e, neste conteúdo, vamos te explicar mais sobre o assunto. Continue a leitura!


O que é branding?

Mais do que um logo ou um slogan, o branding está relacionado com toda a estratégia de comunicação traçada por uma marca. Diz respeito aos elementos visuais, verbais e também as experiencias que os clientes tem com a marca.

É o conjunto de tudo isso que gera uma imagem de marca e transmite os valores dela. E temos essa percepção pois a marca transmite isso, por meio de seus elementos e posicionamento, o que também inclui seu proposito e valores.

Todos esses elementos, unidos, acabam por gerar sensações e experiência com os clientes, seja no ambiente físico ou digital. E a soma de tudo isso reflete na imagem que os consumidores tem da marca.

Sua importância para os negócios
Você precisa ter em mente que toda marca tem uma imagem na cabeça do consumidor. Quando existe um trabalho de branding bem estruturado, é a própria empresa quem conduz qual será essa imagem. Já quando não existe esse alinhamento, não existe clareza sobre a imagem da empresa.

O branding é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca. O objetivo é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.

Todos os movimentos que uma marca faz, desde a criação de um logotipo, escolha da fonte, discurso, tom de voz, valores da empresa, jingles, tudo isso ajuda a construir a personalidade de uma marca na mente do consumidor através de percepções e sensações.

Ou seja, uma marca é um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, são responsáveis por fazer o consumidor escolher um produto ou serviço em vez de outro.

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Coordenador de Pauta / Redator

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